quinta-feira, 21 de maio de 2015

Cara de um focinho do outro

Num único dia (terça-feira, 19/5) o Brasil se viu diante de dois exemplos gritantes de como o PSDB e o cartel da mídia se merecem e foram feitos um para o outro.

 Primeiro o PIG mostrou pela milionésima vez que  seu compromisso com o Brasil vale tanto quanto uma nota de três reais ao fazer um esforço constrangedor para diminuir e desdenhar os bilionários acordos de investimentos assinados pelo governo da presidenta Dilma e a China, representado por ninguém menos que seu primeiro-ministro.

À noite foi a vez de os tucanos rasgarem de vez a fantasia em cadeia nacional de rádio e TV, assumindo que não possuem sequer uma reles e miserável proposta  para o Brasil, que se limitam a atirar pedras no PT e caluniar o governo Dilma. Tudo isso com seu gigantesco e monumental telhado de vidro. Patético o nível da oposição brasileira.

O superpacote de acordos Brasil-China é, além de um golaço da diplomacia do governo, uma ação política e comercial com nítidas implicações geopolíticas. Pois não se leu nem ouviu nenhuma referência da imprensa a isso. Como sempre, sacrificaram preceitos básicos do jornalismo e um mínimo de sentimento de brasilidade em nome da partidarização obsessiva, da mesquinharia política.

É incrível como perderam de vez o pudor de torcer às claras contra o Brasil. Se teimam em não reconhecer que os megainvestimentos chineses em rodovias, ferrovias, petróleo e gás, mineração, ciência e tecnologia, inovação, indústria, etc, com direito até à construção de uma saída estratégica para o Pacífico via Peru, vão gerar empregos, aquecer a economia e e melhorar sobremaneira a nossa infraestrutura, podiam ao menos focar o fato de que a parceria é parte da lógica de atuação integrada dos países integrantes do BRICS rumo à quebra da hegemonia EUA/Europa.

Em vez disso, o UOL, da Folha de São Paulo, por exemplo, preferiu esconder sua dor de cotovelo com uma chamada sem pé nem cabeça, segundo a qual os chineses têm larga tradição em firmar compromissos com o Brasil que não saem do papel. De onde o jornalismo dos Frias tirou isso ? A China negocia intensamente com o Brasil não é de hoje e, não por acaso, é o nosso maior parceiro comercial há alguns anos.

E, nas trocas comerciais com o Brasil, nosso país tem um superávit anual de 10 bilhões de dólares. Não se tem notícia de turbulências importantes nessa relação. Fora os delírios antigovernistas da Folha, o comércio entre os dois países segue de vento em popa.

Mas o programa do PSDB na TV se superou em termos de demagogia, ataques udenistas baratos e indigência de ideias e projetos para o país. Foi de sentir vergonha alheia a presença de FHC, o " Catão da moralidade", dando lição de moral no PT e disparando toneladas de amargura e ressentimento contra Lula e Dilma.

Quem sabe, porém, o PT não estivesse enfrentando a crise atual se fosse tão rápido no gatilho como desta vez. Em vez da repercussão absoluta e disseminada sobre o seu programa no dia seguinte, os tucanos tiveram que engolir a dura nota do PT, com um título perfeito : "PSDB, seu passado te condena."





Nenhum comentário:

Postar um comentário